Live Marketing – Poderosa ferramenta de marketing (parte II)

Muitos profissionais de marketing pensam erroneamente que o evento é apenas para um lançamento de produto, uma ferramenta de vendas ou para relações públicas - e pode de fato ser apenas isso. No entanto, esta abordagem simplista perde uma enorme oportunidade de marketing. Os eventos Live Marketing são ferramentas de conteúdo de marketing que mostram a sua plataforma de conteúdo.

Então, o que você faz antes, durante e após o evento terá um profundo e continuado impacto de marketing, se executado corretamente. Olhe para o compromisso Ecomagination da GE  para construir plataforma ambiental inovadora, enquanto motor do crescimento económico, ou os esforços do Fórum Econômico Mundial para melhorar o estado do mundo através do engajamento de líderes mundiais em negócios, política e academia. Um deles é uma grande corporação, e o outro uma ONG, mas ambos têm dominado a arte da criação e curadoria de conteúdo interessante, que usam o Live Marketing como plataformas de conteúdo para aprofundamento, ricos e de interesse jornalístico, e divulga-las de forma ampla - e global-- nos canais multimídia.

E você pode fazer o mesmo. Aqui estão cinco estágios de senso comum que você deve usar para planejar e integrar o seu conteúdo em eventos:

1Desenvolver uma plataforma de conteúdo.

Esta estratégia é sobre o conteúdo, não o evento, e a capacidade de um profissional de marketing para atingir um pequeno alvo ainda com o material aos decisores é motivo suficiente para considerar qualquer evento para ser uma extensão dos esforços de conteúdo de marketing de uma empresa. No entanto, a maioria dos eventos que caracterizam esforços de envolvimento alta contato com clientes não são cuidadosamente orquestrados para apresentar uma plataforma de conteúdo e temas. E isso exige um esforço de vários anos para que uma plataforma de conteúdo integrado seja o seu núcleo. Pare de pensar sobre o evento de Live Marketing como algo que ocorre em um ponto no tempo, e comece a integra-lo a sua estratégia de marketing de forma holística.

Esta discussão começa com uma estratégia de conteúdo que considera o seu público alvo, a sua mensagem e a hierarquia, e adota um tom de voz apropriado. Estes parâmetros focam o conteúdo em uma plataforma integrada de temas, ou conteúdo, que podem então ser usados ​​para fazer do evento de Live Marketing um agregador de conteúdo como mensagens relevantes são comunicadas antes, durante e após o evento. A Plataforma Ecomagination da GE é um exemplo disso, já que moldaram a sua estratégia de produto, conteúdo e eventos para apoiar a sua meta para um crescimento econômico sustentável.

2Comece a comunicar sua plataforma bem antes.

Crie histórias em torno dos tópicos bem mais cedo e semeie o mercado com elas!

Press Releases são apenas uma parte do processo; cada tópico cuidadosamente refinado é base para histórias em todos os meios de comunicação, seja ela impressa, eletrônica, on-line ou social. Você pode semear em todos os canais com esse conteúdo e ir ganhado seguidores. Antes do evento, o conteúdo permanece como autoridade e voz para notícias do evento. O Fórum Econômico Mundial faz isso antecipada e muitas vezes, uma estratégia que vale a pena, uma vez que é agora um dos eventos mais prestigiados do mundo.

3Conquiste participantes.

Os participantes estão à procura de substância!

Os tomadores de decisão são o alvo principal para todos os eventos de Live Marketing, mas a demanda por sua agenda é alta. Portanto, o seu conteúdo tem de ser substancial, e promovida de uma forma que enfatiza a sua importância. Isso demonstra habilidade e foco, independentemente do tamanho do evento. Apesar de ser um evento de negócios está em uma escala significativamente menor, a promoção é fundamental. Seja persistente para conquistar os participantes que farão a diferença para o seu negócio, o uso de publicidade, Press releases, mídia social e até mesmo convites pessoais e visitas a executivos para atrair o publico certo.

4Engaje-os com conteúdo sólidos em um ambiente autêntico.

O conteúdo para seu evento deve refletir sua plataforma de conteúdo!

Pense cuidadosamente sobre o tema de um evento, e o conteúdo que você vai propagar. Em 2005, a GE lançou a sua iniciativa "Ecomagination", numa tentativa de se posicionar como uma empresa "verde". Foi tanto conteúdo e estratégia de produto. Todos os eventos em torno desta iniciativa eram extensões diretos desta estratégia - a partir de seus programas de prêmios e eventos da marca até seminários de educação e reuniões locais. A plataforma de conteúdo foi magistralmente integrada no seu propósito de negócios e rapidamente dirigiu profunda compreensão e engajamento aos seus esforços. A GE iniciou um ano antes do lançamento (regra número 1, começar cedo), e depois aprofundou o envolvimento com eventos múltiplos e sustentados em combinação com imprensa.

GE também a certeza de que seu evento de Live Marketingo inicial era autêntico. "Os hóspedes degustavam canapés orgânicos e bebiam vinho produzido por uma vinícola da California movida a energia solar (equipado com painéis fotovoltaicos próprios da GE)," contou a imprensa. Em outras palavras, eles entenderam que onde se realizou o evento, quem participou dele, o que eles falaram e até mesmo o que eles comeram estava relacionado com a plataforma de conteúdo que eles estavam tentando construir.

Todas as empresas têm a mesma oportunidade de criar tanto uma clareza para o conteúdo de sua plataforma de marketing, e usar eventos para alargar e aprofundar o envolvimento do cliente. Este é o valor real e ROI em eventos— e o por que eles são a ferramenta de conteúdo de marketing mais subutilizados.

5Mantenha-nos interessados.

Eventos aprofundam o engajamento, então você tem que dar continuidade!

Primeiro, certifique-se de ter feito as coisas fáceis e econômica durante e imediatamente após o evento - desde a criação e apresentação de conteúdo exclusivo para catalogá-lo através de vídeo e transcrições para uso futuro. Em seguida, certifique-se de minar o próprio evento para saber em que o público ficou mais interessado, o que eles querem mais e quais são seus pontos fracos - não oficialmente ou formalmente.

A chave é realmente manter o diálogo com os blogs, e-mails, e-seminários, mídias sociais relevantes usando vídeo (nem todas as mídias sociais sµap eficaz para cada evento ou localização), e acompanhar a resposta.

Como a Apple, você introduziu um produto inovador que vai mudar fundamentalmente a dinâmica de uso? Ou como GE, você precisa de reposicionar a sua empresa de forma importante? Ou você está olhando para o pensamento seguidores e quer se tornar um líder do pensamento em alguma área específica? Se você respondeu sim a qualquer destas perguntas, então esse evento planejado em sua carteira precisa ser revisitado e reinventados com sua equipe. E se eles não podem fazê-lo, contrate um profissional que entenda todas as etapas e pode fazer a logística. Os eventos têm o potencial para ser a sua âncora de conteúdo mais forte. Eventos de Live Marketing constroem, mantém e atraem esses públicos você passou tanto tempo tentando alcançar. E, sem dúvida, eles são a sua ferramenta de conteúdo de marketing mais subutilizados porque ambos prendem e envolvem esse público da forma única e mais relevante. Como sua equipe está usando este recurso?

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